sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Despertar, sob a luz de um novo dia e renovar encontrando nova força para amar em tempos difíceis; Descobrir sem querer o quanto é frágil, decidir escolhendo cada passo onde ir num futuro incerto. Não é fácil, prosseguir apagando da memória tudo aquilo que fez a nossa história, nossa vida de novo começar. Eu canto ao vento que beija os meus cabelos num alento, eu canto ao mar que apaga os meus sentidos, e me faz recomeçar. Decidi avançar o meu caminho sem deixar que o passado, o destino, possam destruir uma vida honesta; Revirar, alegrias e lamentos; entender, que só mesmo o próprio tempo nos dará, todas as respostas.



(Tânia Mara)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Entre paixões e amores



Se você veio até aqui e deve (ou não) estar se perguntando o por que desse post, fica a minha dica, leia e verá ;)

Muitos de nós já nos apaixonamos e amamos muitas pessoas e por isso lhe pergunto será que esses dois sentimentos aparentemente tão parecidos são a mesma coisa ou tem suas diferenças?

Alguns devem ter respondido que eles não são a mesma coisa e tem sim suas diferenças, outros estão negando e dizendo 'claro que são a mesma e não tem diferença' e ainda tem aqueles que ainda não conseguiram formar sua opinião. Pois bem eu faço parte dos que responderam que esses dois sentimentos não são iguais e tem diferenças sim e é por isso que venho expressar minha opinião sobre esse assunto.

Ao meu ver a paixão é algo que acontece quase que instantaneamente e que por muitas vezes se torna em um sofrimento, em uma decepção pois esse sentimento faz com que nós, nos apaixonemos pela beleza exterior da pessoas, beleza essa que enchem nossos olhos e faz com que esqueçamos de ver o interior das mesmas. Me arrisco a dizer que a paixão pode ser comparada com uma doença (se já não tenha se formado nisso), comparo esse sentimento com um câncer que pode o não ter uma cura, que pode ser tornar maligno ou se dermos sorte (o que eu acho que é raro) poderá ser benigno mas que independente disso uma hora há de acabar.

Já o amor é um sentimento que vai sendo conquistado gradualmente, passo-a-passo, dia-a-dia e que por esse motivo é que se torna lindo e recompensador quando bem cultivado e muito bem cuidado. Pois assim como comparei a paixão com uma doença, comparo o amor com uma flor, mas uma flor bem de licada que necessita de cuidados muitas vezes diários e que quando bem cuidado mais forte e mais bonito irá se tornar e com isso se tornará eterno.



"O amor é um sentimento que precisa ser cultivado como uma flor
Paixão é doentia e só precisa de base e muito calor
Só quero ti dizer que você enganou seu próprio coração
O amor não é paixão
Só quero ti dizer que o amor é saudade que não passa
Pra ter carinho você vai..
Sé quero ti dizer que você enganou seu próprio coração
O amor não é paixão
Só quero ti dizer que o amor é saudade que não passa"



E agora que você já leu o post, me responda novamente paixão e amor são a mesma coisa ou tem suas diferenças? Você nesse momento se encontra apaixonado por alguém ou está amando?


OBS: só pra lembrar essa é a minha opinião e cada um tem a sua eu respeito isso, então se quiser deixar nos comentários a sua opinião sintase à vontade :)


sábado, 17 de dezembro de 2011

Ta na hora de mostramos nossa força!

Gente, hoje mais do que nunca venho pedir o apoio de todos, a seguir a Tainá Valenzuela a autora da proposição ( a qual eu me orgulho em dizer que é minha amiga e faço dela concerteza uma das minhas fontes de inspiração ), explica o porque desta postagem e junto com a explicação a proposição em questão. Sem mais delongas ai está:

 

Que tal votarmos na Convenção? >>> Proposição para o Congresso de Pelotas 2012

Caras amigas e amigos Tradicionalistas!

Já é mais que hora que uma proposição desta seja votada e aprovada pelo nosso Movimento!
É hora de fazermos nascer (mesmo que lentamente, passo por passo...) um sentimento democrático e uma atuação condizente com este sentimento dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Sabemos que o evento que altera regulamentos (que movem e organizam nossa vivência dos diversos eventos do MTG) sofrem alterações apenas na Convenção, onde tem o direito ao voto apenas o Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, Conselheiros Beneméritos e Coordenadores Regionais

Pois bem, como esta limitação está registrada no REGULAMENTO DA CONVENÇÃO, e os REGULAMENTOS só são alterados na Convenção, dificilmente o "liberar do voto" aconteceria justamente na Convenção (vimos, lá em Taquara, que os votantes, em maioria, não consideram muito os apelos populares... Não é?).

Porém, no ESTATUTO do MTG consta a definição de o que é Convenção, e o ESTATUTO pode ser alterado no CONGRESSO (onde as entidades tem o direito ao voto).

Pois bem, apesar da "volta", ela é necessária pra justificar o que apresento aqui.
Estamos enviando uma proposição para o CONGRESSO, que visa alterar o ESTATUTO do MTG sobre a CONVENÇÃO e que, se aprovada, ainda precisará ir à CONVENÇÃO para ser votada novamente.

O caminho é longo, mas este andar há de valer a pena!
Se o Movimento é de todos, se é democrático, vamos fazê-lo na prática!

Conto com vocês! Vamos para o Congresso de Pelotas tentar aprovar esta proposição e levá-la para a Convenção e ficar na torcida!

A proposta e as justificativas estão juntas, aqui embaixo! Qualquer coisa entrem em contato!!

Vamos juntos, gauchada! Conto com todos... A hora é agora ;)


Obs.: Esta é a proposição original que enviei... Mandei em .pdf e me pediram em um formato aberto para facilitar os trabalhos... O material que eu enviei é idêntico ao que está abaixo. Fica o comentário...


PROPOSIÇÃO PARA O 59º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO DE PELOTAS

AUTORA: Tainá Severo Valenzuela, DTG Noel Guarany – UFSM – 13ª RT.

PROPOSTA: Alteração do Artigo 37 do Estatuto do MTG, Capítulo III, página 29 da Coletânea.

RESUMO: Propõe a seguinte nova redação:

“Artigo 37: A Convenção Tradicionalista, órgão integrado pelos membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, pelos Conselheiros Beneméritos, Coordenadores Regionais e entidades filiadas efetivas que tenham alcançado o valor mínimo de 80% de pontos na Lista de Destaques do ano anterior ao da corrente Convenção, reúne-se ordinariamente, de acordo com as prescrições do Regulamento Geral do MTG, em local fixado na Convenção anterior, ou por convocação extraordinária.

§ 1º - Cada filiado efetivo que tenha a partir de 80% dos pontos na Lista de Destaques terá direito a UM delegado na Convenção Tradicionalista com direito à voto, independentemente da categoria da entidade, podendo este ser representado pelo Patrão ou pelo Capataz.
§ 2º - Para o exercício do voto, o delegado deverá apresentar o Cartão Tradicionalista emitido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Compete à Convenção Tradicionalista:
I – Aprovar, alterar e reformar o regulamento Geral do MTG, Código e demais regulamentos;
II – Fixar os níveis das contribuições dos filiados e seu período de vigência;
III – Criar, extinguir ou desmembrar regiões tradicionalistas;
IV – Exercer suas demais atribuições previstas no Regulamento Geral do MTG.”


JUSTIFICATIVA
Dentro do tema do Congresso Tradicionalista de 2012, “MTG e a sociedade: nossa responsabilidade social e cultural”, entendemos que é nosso direito e dever como tradicionalistas de participar das alterações dos regulamentos do MTG, assumindo assim nossa responsabilidade cultural, enquanto cumprir com estas determinações é a outra parte deste compromisso.
Sabemos que os regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho são alterados sem ter a participação da grande massa de tradicionalistas que vive, anualmente, estes eventos, seja sofrendo ou gozando de alterações sem ter participação ou direito ao voto.
Todo tradicionalista atuante deveria dar sua contribuição perante os regulamentos do Movimento, pois ao enviar as proposições para a Convenção, não tem o direito de votá-la se não for membro do Conselho, Junta Fiscal ou Coordenador Regional.



Justificativa para mínimo de 80% dos Pontos da Lista de Destaques e para o número de voto igualitário para as entidades independente da categoria:
Entendemos que é de interesse de todos que os votos da Convenção tenham a participação das entidades tradicionalistas atuantes. Ao observarmos a pontuação da Lista de Destaques, sabemos que toda aquela entidade que tenha alcançado, no mínimo, 80% dos pontos anuais (ou seja, 160 pontos se considerados os 200 pontos máximos da Lista atual), é uma entidade que atua nos mais diversos segmentos do tradicionalismo, independentemente de ser uma entidade plena, parcial, estudantil ou que se encaixe em outra categoria.
Desta forma, evitamos que entidades que atuam em apenas um segmento do Tradicionalismo tenham direito ao voto nos segmentos em que não participam. O objetivo é que possam votar na Convenção não apenas o Conselho Diretor, Junta Fiscal e Coordenadores Regionais, mas todas as entidades que participam dos eventos regidos pelos Regulamentos do MTG.

Justificativa para o voto de exclusividade do Patrão ou Capataz:
É preciso levar em consideração que os Patrões e Capatazes devem ter o controle sobre todas as atuações de sua entidade. Quando isso não ocorrer, os integrantes podem se reunir com estes solicitando sua atuação na Convenção. Assim, o Patrão e o Capataz podem organizar uma equipe para a Convenção (integrantes das Invernadas Campeira, Cultural e Artística) para que o voto que lhe cabe seja debatido e aprovado pela invernada da entidade, responsável pelo item em pauta.

Benefícios para os tradicionalistas com a aprovação desta proposição:
Toda entidade atuante no Movimento terá o direito a se manifestar na Convenção não apenas propondo e debatendo proposições, mas aprovando-as ou rejeitando-as. Desta forma, pensamos encontrar um caminho mais democrático para os rumos do Movimento.

Observação:
Esta proposição, se aprovada no Congresso Tradicionalista de Pelotas em 2012, será enviada para a Convenção Tradicionalista do mesmo ano, para que seja alterado o Regulamento do MTG, onde deverá então constar a mesma redação que esta, proposta para o Estatuto, em caso de sua aprovação.
Desde já, fica o pedido em nome de todos os tradicionalistas que aprovaram esta proposição, para que contem com o apoio e entendimento dos Coordenadores, Conselheiros e Junta Fiscal do MTG para que tenham consideração com esta manifestação e aprovem-na na Convenção Tradicionalista de 2012.

Se aprovada, as entidades tradicionalistas efetivas que tenham, no mínimo, 80% dos pontos da Lista de Destaques no ano de 2012, passam a ter direito ao voto na Convenção Tradicionalista a partir da edição do ano de 2013 e assim sucessivamente.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Outra noite que se vai

Outra noite que se vai eu não tô correndo atrás, quanto tempo já passou e a gente nem se falou, quanta coisa a gente faz,depois quer voltar atrás. Outra noite que você passa e finge que nem vê, não esconde o teu rancor, quer tentar me enlouquecer [...]
Então, me diz alguma coisa, bate aqui de madrugada pra lembrar daquele tempo pra sempre ou só por um momento[...]
Perguntou por mim que eu sei; olha, por mim vai tudo bem, disse que me viu passar por aí e que eu não tava muito bem [...] Então, me diz alguma coisa, toca um Marley na viola pra lembrar daquele tempo pra sempre ou só por um momento,me dá um beijo na boca e depois me leva pra tua casa [...]

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fazer Você Sentir Meu Amor

Quando a chuva está soprando no seu rosto e o mundo todo depende de você, eu poderia te oferecer um abraço caloroso para fazer você sentir o meu amor. Quando as sombras da noite e as estrelas aparecerem e não houver ninguém lá para secar suas lágrimas, eu poderia segurar você por um milhão de anos para fazer você sentir o meu amor. Eu sei que você não se decidiu ainda mas eu nunca te faria nada de errado, eu já sei que desde o momento que nos conhecemos, não há dúvida na minha mente de onde você pertence. Eu passaria fome, eu ficaria triste e deprimida, eu iria me arrastando avenida a baixo. Não, não há nada que eu não faria para fazer você sentir o meu amor.
As tempestades estão violentas sobre o mar revolto e sobre o caminho do arrependimento embora ventos de mudança estejam trazendo entusiasmo e liberdade. Você ainda não viu nada como eu poderia fazer você feliz, fazer os seus sonhos se tornarem reais.
Nada que eu não faria! Vou ao fim da Terra por você para fazer você sentir o meu amor.

(Adele)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alguém como você

[...]Eu odeio aparecer de repente sem ser convidada
Mas eu não pude ficar longe, não consegui evitar
Eu tinha esperança de que você veria meu rosto e que você se lembraria
De que pra mim, não acabou
Não se preocupe, eu vou encontrar alguém como você
Não desejo nada além do melhor para você, também
Não se esqueça de mim, eu imploro, me lembro que você dizia:
Às vezes o amor dura
Mas, às vezes, fere em vez disso[...]

[...]Nada se compara, não se preocupe ou se importe
Lamentações e erros são produtos da memória
Quem poderia ter adivinhado o gosto agridoce que isso teria?[...]


(Adele)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Enserenada

Se ao menos eu soubesse
Dos detalhes do teu rosto
E um sonho me trouxesse a alegria
Aqui pro posto

A alegria de viver num mate
Cevado por ti
E a tristeza por querer
Bem mais do que mereço
Tua alma eu já conheço
Teu semblante eu nunca vi

Quem sabe me apareça
Numa tarde de inverno
Me trazendo um beijo terno
E um sorriso de verão.

E eu te entregue num abraço
Um querer maior que tudo
E o meu rancho fique mudo
Para ouvir teu coração

Que eu me veja em teus olhos
Na nudez da madrugada
Pra viver por ti amada
E afogar a solidão

Imagino teu sorriso
Flor do campo enserenada
Refletindo nas aguadas
Do meu bem querer

Jairo Lambari Fernandes

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ESTAÇÕES

Vida imita as estações
Ao vê-las em ciclos sempre iguais,
Sempre girando.
Sem pressa ou pausa
O tempo vai passando
Medido pelo sol,
Pelas estrelas.
Nas engrenagens de um relógio eterno:
Primavera, verão, outono, inverno.

Nascer, andar, crescer,
Florir sorrindo
Ao som feliz do canto das cigarras,
Ao sol das esperanças e quimeras
Reviver o espanto
A cada hora.

Pois ser criança
É viver a primavera.
Depois,
não mais conter essa energia
de sol inovador que a tudo aquece;
contestando com clara rebeldia
costumes e valores desgastados;
descobrindo o amor
e sendo amado,
eclodindo sementes para as messes.

Com chuvas passageiras,
Ventanias,
Queima o sol de verão
Da mocidade.

Mas muda o tempo
E amaina a tempestade.
O céu é azul,
As nuvens, de algodão;
Há pássaros com asas de silêncio
Revoando sobre a verde imensidade.
Há gorjeios nos ninhos e acalantos
Quando a noite enternece a paz dos campos.

Os dias são mais claros, mais

Tranqüilos;
É suave o vento, não abrasa o sol.

Os arrozais maduram as espigas,
Há trabalho e fartura,
Vinho e pão.
É tempo de aguardar, como as formigas,
Para o rigor dos dias que virão.

Ao desfolhar as ilusões antigas,
Sentir que o futuro já é presente.
Com a certeza da serenidade
Caminhar
Com os filhos pela mão.

O sol de abril
Que já dissipa as sombras
É o sol de outono
Da maturidade!

Então se cala o pássaro cantor;
O céu muda de cor com as neblinas.
As geadas encanecem as manhãs;
São mais longas as noites,
Mais escuras;
Sem cricrilar de grilos nas lonjuras,
Sem o grito de alerta dos tajãs.

Enterraram seus cantos as cigarras.
E não se escutam mais as algazarras
Dos filhos
Que partiram,
Um a um,
Buscando uma razão para viver.

A solidão tem as asas de um anjo
E as mãos de luz
Que sabem abençoar.
Feliz quem vive o tempo de perdoar,
Tempo de olhar com os olhos de saber
E de adoçar a benção de viver.

E assim retornará ao recomeço
O ciclo das chegadas e partidas.
Quem já cumpriu as estações da vida
Já de voltar
na alma das sementes.

Vai o ancião,
Curvado pelo tempo,
Com o neto aprendendo a caminhar.

Se um gastou as forças que tivera,
O outro
Vê a vida começar agora.

É o inverno
Que passa e vai embora
Para que chegue outra primavera!

Colmar Pereira Duarte

Os por quês da vida

Os por quês da vida
Não se pode responder
Pois o que a vida escreve
Não se consegue ler

Já se tenta adivinhar
E em seu labirinto trilhar
Tentando respostas achar
Mas muitos mistérios a desvendar

Dias altos, dias baixos
Gangorra da vida
Que testa o poder
Da mente saudável de cada ser

O futuro a Deus pertence
Não se deve antecipar
Seu dia-a -dia vá vivendo
E verá o que se dar
Airla G.M.Barboza

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

“Um dia você vai encontrar alguém que te lembre todos os dias que a vida é feita para ser vivida. Alguém que é perfeito de tão imperfeito. Alguém que não desista de você por mais que você tente afastá-lo. Naquele dia que você não estiver procurando por ninguém, naquele dia que você não ia sair de casa e acabou colocando a primeira roupa que viu pela frente. Quando você não estiver procurando, você vai achar aquela pessoa que faz você sentir que poderia parar de procurar.” caio fernando abreu


O que tiver que ser será!


Olha amor, tô morrendo de saudade coração tá com vontade de sentir o seu pulsar; Olha amor, eu vi todos os meus planos se perdendo em desenganos, vi meu mundo desabar; Olha amor, foram tantos por aí, tive às vezes que mentir que eu tinha te esquecido; Olha amor, eu mentia para o mundo; Mas a saudade profunda fez minha vida mais sofrida; Olha amor, a saudade dói demais roubou toda a minha paz, tá difícil te esquecer; Olha amor, por favor não me esqueça, estou perdendo a cabeça de saudades de você. Você não sabe o que eu sei, que você sente amor por outra pessoa, mas finjo que não notei, que o seu pensamento comigo voa; Fecha os olhos, diz que ao meu lado sempre esta feliz mas seu coração esta em outra direção, na hora de amar faz tudo pra poder me agradar mas vejo em seu olhar a pressa de ver tudo se acabar.
Olha, eu já fiz tudo que podia ser feito mas meu amor não tem lugar no seu peito, também não posso te obrigar a gostar de mim; Olha, mesmo te amando não te quero sofrendo entrego os pontos, mas não saio perdendo; Um grande amor a gente ganha no fim. E do jeito que tiver que ser será, só Deus muda as coisas de lugar, nem tudo que se perde tem valor, nem tudo que e bonito é amor. O que passou, passou não voltará e o que tiver que vir virá com toda a força que tem a paixão e vai mudar seu coração

“Quando você encontra uma pessoa que o liga ao mundo, você se torna alguém diferente. Alguém melhor. Quando essa pessoa é tirada de você… o que você se torna, então?”

Distância:

 É aquilo que nos faz dar valor ao que não temos por perto.





''Você é a primeira coisa que penso quando me dizem: Faça um pedido.''
image



Querer já é motivo suficiente para tentar.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dê a quem você ama:

Asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar!


O melhor de todos!




Muitos devem estar me achando um louca de só estar postando agora aqui no blog esse texto sobre o enart, pois beem saibam que sou louca sim, mas o verdadeiro motivo de estar postando somente agora é por que esse enart foi mais do especial foram tantos momentos vividos que eu estava tentando encontrar palavras certas pra descrever-los e lembrar de todos eles, sim por que se eu esquecesse de algum jamais iria me perdoar.

Boom mas vamos direto ao ponto, muuitos foram os que vieram e me disseram através do msn que eu depois de todos os enart digo "ENART tal O MELHOR" mas não poderia ser diferente pois cada enart tem uma diferença e vai sempre se sobrepor ao outro. Mas esse enart meus amigos eu lhes digo foi mais do que especial em todos os sentidos podem ter certeza, tive momentos que jamais irei esquecer, desde a sexta-feira quando saimos de Santa Maria escuntado as músicas do João Vitor e do Márcio que por sinal eram só 3 até a volta no domingo com o pessoal da van super animado, declamando, cantando, contando piada e imitando o Silvio Santos, o Mulita e o famoso Michel Teló.

A sexta-feira foi cheia de reencontros, de risadas, de festa, de conversas e outras coisas que não vem ao caso comentar aqui. Só pra vocês terem uma pequena noção de como a sexta do enart foi longa, ela termino apenas as 6 horas da manhã de sábado já.

O sábado não podia ser diferente, me acordei cedo (8 horas) e me bandiei pros lado da mostra pra ver se o pessoal precisava de ajuda, como quando eu cheguei lá já tava tudo no seu devido lugar, dei umas voltas e tentei achar um pessoal amigo e achei. Depois disso me fui pro tal de ginásio da Força A pra ver o meu Piá do Sul dançar, resultando depois disso, fiquei roca e quase sem voz.
Aquela manhã de sábado passou tão rápido que quando eu e Andyara nós demos por conta tava na hora dela se pilchar e ir pra mostra representar a 13ª RT.
Com a Andyara na mostra foi inevitável eu passar a minha tarde inteira praticamente dentro daquele pavilhão, mas tudo tem seu lado bom, enquanto as prendas ferviam dentro de seus vestidos naquele calor infernal eu ajudava a Gabi pelo menos a se refrescar, o que parecia eu abanando ela com um leque?! E ainda deu pra rever um eito de amigos que andavam sumidos, sério mesmo todo mundo resolveu ir no enart esse ano. Passei uma tarde inesquecível ao lado do Cassiano, da Manú, do Luan, do Airon, e do meu pessoal da região *-* E como não podia ter sido diferente a tarde emendo na noite, junto com eles, aproveitei mais do que nunca o sábado de enart, desde a "pequena roda" com os amigos mais antigos e com os que ainda iriam se tornar amigos até uma bailezito muui bueno o qual tive como pares o Diego e o Luan e como apoiadores contra o 'toque de recolher' os peões do estado.

Doooooomingo como sempre acho que passei a maior parte do tempo enfornada no ginásio vendo alguns grupos dançarem na companhia do Luan e do Cassiano novamente e do Giovane que chegou apenas no domingo mesmo mas que foi fundamental também pra que o enart fosse o que foi. Depois de vermos quase todos os grupos e do Luan ter nos abandonado por que tinha que pegar a estrada assim como Giovane, eu e o Cassiano demos umas voltas pelo parque até encontrar o Marco e ficarmos horas conversando. Terminando o domingo o Cassiano foi se juntar com o pessoal da invernada dele e eu fiquei na companhia do Marco até a hora do resultado quando eu me fui pro lado do pessoal do Piá e ouvi que eles não estariam entre os cinco e que a maldição do 6º lugar se concretizava no enart também ;;

Terminado o resultado e consequentemente o ENART, enquanto muitos já estava pegando a estrada eu ainda pernambulava pelo parque, até que lá pelas tantas apareceu nossa van e nós pegamos o rumo do Coração do Rio Grande, trazendo na mala e na memória momentos inesquecíveis e indescritíveis que vivemos, a saudade dos amigos que já começava a querer apertar o coração e a certeza de que valeu muito a pena cada segundo do ENART 2011!